Além da desaprovação de 57% do seu governo, a pior desde o início do seu mandato, o presidente Lula (PT) teve outras más notícias apontadas pela pesquisa Genial/Quaest, especialmente porque ele ensaia buscar a reeleição.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os diferentes cenários simulados em um eventual 2º turno indicam que Lula empataria com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e com os governadores Eduardo Leite (PSD), e Ratinho Junior (PSD), do Paraná. Ou seja, sinaliza que, além de Bolsonaro, surgem quatro adversários competitivos para fazer frente a Lula, que, pela pesquisa, acusa o desgaste das trapalhadas.
Em relação a Bolsonaro, que está, no momento, inelegível, a notícia não é boa pelo fato que ele afirma ser o plano A, B, C..., porém o levantamento aponta que há, sim, mais alternativas ao capitão. E muito viáveis. A pesquisa indica que há nomes na direita e no centro bem competitivos para enfrentar Lula, a começar por dois de seus aliados: a esposa e o governador Tarcísio.
Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa foi realizada entre de 29 de maio e 1º de junho. Foram entrevistadas 2,4 mil pessoas em todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Leia mais: